Não é minha intenção mostrar aqui o objetivo da teologia na igreja.
Nem tão pouco explicar o significado da teologia.
Gostaria de mostrar que a teologia é útil na igreja e que a igreja sem a teologia é uma coisa e com a teologia é outra.
Se eu conseguir explicar isto será muito útil para nos.
A teologia hoje ela esta em todas as discussões ou pelo mesno quase todos, debate sobre teologia são cada vez mais comuns. Nos círculos acadêmicos ou nos domínios públicos, se falam em teologia, se faz teologia, se discute teologia.
Não é tarefa fácil delimitar os objetivos da teologia. Mas de antemão, pode-se dizer que esses objetivos são fixados por quem faz e estudas teologia. Em geral, essa disciplina requer conhecimentos de outras áreas como antropologia, sociologia, historia,psicologia,e filosofia. Fontes ELISAS.R. livro o que é teologia.
ELISA RODRIGUÊS: TEM UMA AREA TEOLOGICA, DENTRO DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO, ELA USA A CIÊNCIA DA RELIGIÃO COMO UMA FERRAMENTA PARA ABORDAR A FENOMENOLOGIA, DA RELIGIÃO QUE VEM, CRESCENDO MUITO, A TEOLOGIA ELA TEM COMO UM DOS PIVOS, CENTRAIS, PARA RESPALDAR, OS ACONTECIMENTOS DE MOVIMENTO DO DIA-DIA.
As intenções de cada estudante e pesquisadores são muito diferentes.
A aqueles que se prestam ao estudo teológicos por convicção religiosas- vocação –outros pela a curiosidade em relação ao sagrado; ainda outros pela a tentativa de compreender a si mesmo a a existência humana.
Hora as coisas relacionadas ao sagrado não são tão facilmente compreensível ao humano. Tradicionalmente o conceito de sagrado aponta para o intocável, isto é o transcendente, inalcançável humanamente.
Para compreendelo a DEUS e preciso ser um humano espiritual pois as coisas de DEUS so se entende espiritualmente. No sentido de conhecer a DEUS a teologia é uma ferramenta ajudadora indispensável, assim como a doutrina.
Vamos ver uma realidade da bíblia ,sobre teologia e doutrina, relaciona-se.
A teologia é uma construção racional,lógica, que parte de dois princípios: O principio edificador, que é a revelação, a palavra de DEUS.E o principio hermenêutico, instrumental,que fornece equipamento técnico para a analise do texto escrituristico.
A teologia serve assim a partir deste dois princípios , um divino e outro humano,atravez deles serve para contextualizar a palavra de DEUS e responder aos desafios do tempo presente, armando e fortalecendo a igreja.
Já a doutrina é fundamento bíblico que da direção a nossa fé e coloca em ordem. Não tem base nos arrazoados de nenhum teólogo, mas na revelação. Nesse sentido a teologia e doutrina é diferente, e nós devemos entender isso.
Em segundo lugar, devemos saber que quando o infinito cruza com o finito surgem questões impossíveis de serem respondidas a partir de nossa perspectiva finitas.
Fontes, pr JORGE PINHEIRO. JORGE PINHEIRO: TEM UMA COLOCAÇÃO, COMO UM PENSADOR CRISTÃO, ANALITICO, DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO, COM UMA ESPESIALIZAÇÃO DENTRO DA POLITICA BRASILEIRA. TEM SIDO UM REFERENCIAL PARA ALGUNS ASSUNTOS ABORDADOS, DENTRO DA CIÊNCIA DA RELIGIÃO E PARTIDARIA POLITICA. A CIÊNCIA DA RELIGIÃO PARA JORGE PINHEIRO, É UMA FERRAMENTA DENTRO DA TEOLOGIA A QUAL USA PARA AVALIAÇÃO
Meus irmãos. Paulo, falam dos desígnios de satanás ( 2 cor.2.11) la ele indica as idéias de que ele tem metas definidas, estratégias elaboradas, um programas de ação com variedades de técnicas e opções a serem aplicadas conformem as circunstancias.Ele emprega toda as suas energia, (2 ts 2.9 ) toda as suas forças para realizar os seus propósitos.
Em um comentário do Dr. LIOYD-JONES. LOYDY JONES: TEOLOGO ANGLICANO, VOLTADO PARA UMA TEOLOGIA MAIS RELEVANTE A REFORMA PROTESTANTE. AREA: TEOLOGO, ARMINIANO
DIFUSÃO: TEOLOGIA CONSERVADORA.
Ele dis que o ministro do evangelho é um homem que esta sempre lutando em duas frentes. Primeiro ele tem que incitar as pessoas a se interessarem por doutrina e pela a teologia , toda via não vai demorar muito antes dele perceber que terá de abrir uma segunda frente e dizer as pessoas que não é suficiente interessar-se somente por doutrina e teologia, que você corre o perigo de tornar um mero intelectualista ortodoxo e de ir ficando negligente quanto a sua vida espiritual e quanto a vida da igreja.
O interesse na verdade so intelectualmente não trás nem um sentido para a nossa vida espiritual. A pessoas interessadas em teologias são poucos assim mesmo os interessados, ainda tem aqueles que só quer conhecimentos.
Portanto insistimos, sem a aliança constante e vitalizadora da teologia, e da vida cristã, fundamentada na palavra, os estudante de teologia certamente cairão na aridez teológica e espiritual. Não nos iludamos, a sabedoria fora da palavra, cedo ou tarde mostrara uma área devastada e humanamente irrecuperável. Uma teologia sem o Espírito que fala somente através da palavra só conduzira a simples reflexões.
Se a teologia pretendesse reivindicar para si a condição de palavra de DEUS, deixaria de ser teologia, para ser revelação de DEUS ao ser humano.
Da mesma forma, se ela fosse olhada apenas com uma construção humana, perderia a dimensão do eterno, do revelado; tornar se ia apenas a mais uma fabula humana na procura de credibilidade. Que por sinal encontrariam sempre ouvidos atentos: ( ver 2 tim 4.3,4 ).
No entanto na genuína teologia encontramos a revelação de DEUS e a sua interpretação pelo o ser humano-obviamente passível de erros-, que busca, pelo o Espírito, a compreensão do que foi revelado para a sua reflexão, ensino e pratica. Ela não é necessariamente verdadeira, entretanto, faz parte da sua essência a busca da verdade, do conhecimento tal qual nos foi dado nas escrituras. Desse modo a teologia deve ser a expressão da mente e do coração iluminados por DEUS na compreensão e verbalização das escrituras.
O grande reverendo, PAUL TILICH. Caracteriza bem a questão da teologia , ao falar da sua tarefa. PAULL TILLIC: É UM TEOLOGO NEO-ORTODOXO, COM VARIEDADES DE BASES TEOLOGICAS, TILLIC NÃO ERA SÓ UM TEOLOGO MAIS FOI TAMBÉM UM GRANDE PREGADOR , EXPOSITOR DE RELEVANTES AREAS TEOLOGICAS, CHEGANDO A SER UM GRANDE ESCRITOR TAMBÉM SUA ATUAÇÃO TEOLOGIA PRATICA.
Dizia ele que atarefa da teologia é intervenção, intervenção entre o critério eterno da verdade manifesto na figura de JESUS, O CRISTO, e as experiências mutáveis dos indivíduos, suas variadas questões e suas categorias de percepção da realidade. Quando se rejeita a tarefa mediadora de teologia, rejeita-se a própria teologia; pois o termo teologia pressupõe, em si uma intervenção, a saber, entre o mistério, que é theos, e a compreensão que é logos.
A teologia é uma reflexão interpretativa e sistematizada da palavra de DEUS; a sua fidedignidade estará sempre no mesmo nível da sua fidelidade á escritura. A relevância da nossa formulação não dependera de sua beleza ou popularidade ou significado para o homem moderno, mas sim na sua conformação as escrituras. O mérito de toda a teologia esta no seu apego incondicional e irrestrito a revelação; a melhor interpretação é a que expressa o sentido do texto a luz de toda a escritura. Não á nada mais edificante e pratico do que toda a verdade de DEUS.
O valor da teologia estará sempre subordinado a sua fidelidade bíblica. Por isso é que reafirmamos: A teologia ou é bíblica ou na é teologia: Não julgamos a bíblia,antes, é ela que deve julgar a veracidade do nosso sistema: A palavra de DEUS é o fogo depurador da genuína teologia. A nossa doutrina estar de pé ou cairá a medida que for ou não bíblica. A vivacidade da teologia esta em sua preocupação em ser fiel as escrituras.
Toda genuína teologia cristã é necessariamente teologia Bíblica porque ela só parte a partir do principio da revelação geral das escrituras. As escrituras constitui o único material com o qual a ciência teológica pode tratar.
A teologia é o estudo da revelação pessoal de DEUS conforme registrada nas escrituras sagradas. O tema e o conteúdo da teologia é a revelação de DEUS. Dessa concepção se entende que a teologia não é gerada pelo o esforço de nossa observação de DEUS, mas é o resultado da revelação soberana e pessoal de DEUS. Por isso como temos insistido a teologia sempre será o efeito da ação reveladora, inspiradora e iluminadora de DEUS através do Espírito. A teologia nunca é a causa primeira; sempre é o efeito da ação primeira de DEUS em revelar-se. DEUS se revela e se interpreta através do Espírito, e é somente através dele que poderemos ter um genuíno conhecimento de DEUS.
A teologia sempre é relativa: Relativa a revelação de DEUS. DEUS precede e o homem acompanha. Esse ato de acompanhar, esse serviço, são pensamentos humanos concernentes ao conhecimento de DEUS.
O teólogo é aquele que procura sistematizar e transmitir a palavra de DEUS (papel ativo ) e, ao mesmo tempo, é aquele que recebe (papel passivo ). O seu esforço caracterizar-se-á sempre por uma conexão coerente entre o ouvir e o falar, conforme o registro espirado das escrituras. Esse ouvir estar sempre conectado aos recursos que DEUS nos tem concedido para interpretação de sua revelação; e o falar estará comprometido com os oráculos de DEUS (1 pe 4. 11 ). Portanto o fim de teólogo não pode ser deleitar ouvido, senão confirmar as consciências ensinando a verdade e o que é certo e proveitoso. Por isso, o fim da teologia não pode ser simplesmente dizer coisas agradável aos homens, mais sim ensinar e proclamar toda a vontade de DEUS revelada, conforme nos foi dado a conhecer. Reconhecemos nessa formulação e proclamação o aspecto divino e humano da teologia. Tendo a teologia implicações em nossas compreensões de mundo e postura diante de DEUS e dos homens.
Para compreensão da natureza da teologia, observar a distinção que a entre ela e algumas outras disciplinas semelhante.
A TEOLOGIA E RELIGIÃO.
A teologia se relaciona com a religião, mas dela se distingue, tal com a botânica esta relaciona da com a vida das plantas mas a é distinta dela. A teologia estuda a verdade que na religião o homem procura viver e expressar em atitudes e ações. A teologia surge da necessidade de explicar o que se crê na religião, é inevitável e necessário para a vida humana.
TEOLOGIA E APOLOGETICA.
A apologética significa um discurso sistemático e argumentativo na defesa da origem e da autoridade da fé cristã. A apologética tem como propósito justificar a religião cristã diante das idéias e provar suas veracidade. O propósito da teologia é outro: Conhecer e expor o conteúdo e o significado da fé cristã, para fins práticos.
TEOLOGIA E FILOSOFIA DA RELIGIÃO.
A filosofia da religião investiga a natureza e os fundamentos das crença religiosas. Trata de problemas tais como a origem, a natureza e a função da religião na vida do homem. Investiga a verdade eo valor da interpretação religiosa no mundo. Quanto a teologia, a sua maior consideração é com o aspecto pratico da religião na vida, vida que busca interpreta o cristianismo mais em minúcias.
TEOLOGIA E ÉTICA CRISTÃ.
A ética cristã investiga as obrigações morais do homem luz da revelação bíblica. Ela expõe o significado do cristianismo para a vida moral do homem. Na teologia muitas vezes observamos o efeito ético de uma doutrina, mas este não é o único objetivo, e nem sempre o principal interesse imediato ao considerar-se uma doutrina.
Vamos ver também algumas razões da importância da teologia.
A TEOLOGIA SATISFAS A MANTE HUMANA.
É da natureza da mente humana querer raciocinar e entender aquilo que se crê ou se faz. Se a teologia é sistematização dos princípios, das doutrinas das verdades básicas da religião que professamos, é indispensável que tenhamos um estudo técnico e teórico daquilo que aceitamos e reputamos como sendo do absoluto valor para a existência. Não podemos separar ao aspecto pratico da vida cristã dos aspectos teóricos.
A TEOLOGIA AJUDA NA FORMAÇÃO DO CARATER.
As verdades incorporadas ao nosso conhecimento afetam o nosso caráter. O conhecimento de DEUS e das relações entre DEUS e todas as coisas é um fator de primeira grandeza na formação do caráter do crente. O desenvolvimento da vida do cristão depende do conhecimento da verdade de DEUS. (cf. 2 pe 1.2-8 ).
A TEOLOGIA SERVE PARA PUREZA DO CRISTIANISMO.
Na sua caminhada histórica, a doutrina cristã esta sujeita a ataque e contaminações de superstições, imoralidade, corrente de pensamento filosóficos, científicos e religiosos.
Uma teologia bem fundamentada na bíblia é necessária para combater esses ataques e preservar a pureza da verdade cristã. O ministro de DEUS tem o dever de denunciar os falsos ensinos e defender a verdade ( 1.tim. 1.3; 3.15; hb 13.9;9.10 ).
Muitas vezes tem se negado a importância do estudo da doutrina cristã ou da teologia, alegando-se que o que importam é a vida com DEUS, a experiência ou a fé. Esta é uma posição equivocado cristianismo. Algumas possíveis razões para essa negação da importância da teologia são.
1.Uma destaque exagerado na doutrina em contra posição ao cuidado com o caráter cristão.
2.O dogmatismo sobre vários aspecto da religião, resultando daí atritos e rejeição, confusão doutrinaria e desinteresse pela a doutrina e por questão especulativas, e preferindo-se 0 aspecto pratico da vida cristã.
3.A falta de conhecimento do que seja teologia ou doutrina, e seus objetivos e efeito na vida do crente.
TODA A TEOLOGIA TEM QUE TER UMA DEFINIÇÃO BEM CENTRALIZADA NO MAIOR PARADOXO, E DENTRO DA MAIOR ORTODAXIA, QUE É A BIBLIA SAGRADA.
Ele diz. Que a teologia tem varias formalidades. Mas que essas formalidade todas, tem uma só interpretação, ABIBLIA, a teologia hoje vem sofrendo vários tipo de variações dentro de sua questão de interpretação.O termo de teologia só é aceito quando ela é interpretada ou construída, assim como um sermão, ele tem que ser construído e feito, e quem o constrói tem que saber interpretar. Assim também é a teologia, quem estuda tem que saber defini-la interpretá-la e construí-la. Ele diz que hoje no Brasil não tem muitos construtor de teologia, mas sim grandes interpretes e grandes teólogos com definições claras da teologia ortodoxa.
A teologia tem que ser explicativa e não cansativa. A teologia ela tem que ter uma avaliação de com vai o protestantismo hoje , dentro da reforma protestante, comparando a base, da igreja teologicamente.ex, teologia protestante. Reformada.
O negocio é que a teologia hoje no Brasil na o tem um rumo dentro de uma analise reformada.
Por isso construir uma teologia no Brasil hoje não é tarefa fácil, porque la no passado a teologia tinha um rumo mais certo por estar dentro da linhagem histórica.
Já no Brasil o movimento pentecostal é conhecido como o maior, movimento religioso do mundo. Ou pelo o mesno como um deles, mas a teologia dentro do pentecostalismo tomou outro rumo, com vários tipos de linhagens interpretativas.
domingo, 2 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário